JABUTICABA

A cidade também deu nome à um tipo de jabuticaba, menor do que a comum. O início do cultivo desse tipo de jabuticaba na cidade acabou rendendo-lhe o nome conhecido no país todo.

A Jabuticaba-sabará ou jabuticaba-murta (Myrciaria jaboticaba (Vell.) O. Berg) é uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica.
è a espécie de jabuticabeira mais cultivada no Brasil. Não se conhece sua origem, foi descrita em 1827 a partir de plantas cultivadas.

Características:

Árvore semidecídua com até 9 m de altura, tem tronco nodoso pardo-escuro.
As folhas finas chegam até 4 cm de comprimento.
As flores formam fascículos sobre o tronco e ramos, e se formam na primavera e verão.
Os frutos pequenos ~têm casca fina e amadurecem em outubro-novembro.


Ocorrência:

Ocorre na América do Sul, na Bolívia, Brasil e Paraguai, e na América Central, em Honduras e El Salvador.
No Brasil, é encontrada em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.
Mais comum em planícies aluviais da beira de rios e baixadas da mata pluvial e das submatas de altitude, principalmente de pinhais; é rara na mata primária sombria.

Formas Cultivadas:

- jabuticaba-sabarazinha: folhas e frutos muito pequenos, pode ser usada em bonsais
- jabuticaba-cascuda casca mais grossa, mas sabor também doce; pouco cultivada   
- jabuticaba-pingo-de-mel: sabor que lembra o jambo                                              
- jabuticaba-rajada: frutos negros com pintas e veios verde-dourados                       
- jabuticaba-sabará: folhagem joverm avermelhada, muito doce, de casca fina, a       
forma mais cultivada.

A Fruta:

àrvore típica do Brasil, a Jabuticabeira(Myrciaria Cauliflora) produz frutos roxos utilizados medicinalmente e na fabricação de extratos para corante de vinhos, vinagres, etc. A madeira, por ser muito resistente, é utilizada para vigamentos, esteios, dormentes,etc.
A Jabuticabeira pertence á família das mirtáceas. Existem controvérsias com relação à espécie. Para alguns autore, são duas espécies de Myrciárias: a Jabuticaba, que produz frutos pequenos e a Cauliflora, com frutos grandes. Outros ainda registram o Truncifloro.
A espécie mais aceita é a cauliflora. Desta, as varidades mais cultivadas são:

PAULISTA: árvores de grande porte com alta capacidade de produção. Produz frutos graúdos, de maturação tardia.
SABARÁ: é a mais apreciada e a mais cultivada. Cresce pouco e com produção precoce de muitos frutos pequenos e doces.
BRANCA: planta de porte médio produzindo muitos frutos grandes de coloração verde claro.
RAJADA: assemelha-se muito às duas primeiras em crescimento e produção. Tem os frutos verde-bronzeados, grandes e doces, de maturação mediana.
PONHEMA: produz frutos grandes em grande quantidade. A planta cresce mais que as outras variedades. A formade consumo in natura é restrita, devendo ser consumidos bem maduros. È a mais apropriada para a fabricação de geléias, doces e licores.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

CLIMA E SOLO: a planta nasce espontaneamente em várias partes do Brasil, sendo mais comum nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Adapta-se bem em vários climas, embora de desenvolva melhor nas temperaturas médias dos planaltos do sudeste. Prefere solos sílico-argilosos e os argílico-silicosos profundos, férteis e bem drenados.

PLANTIO: Deve ser feito na época das chuvas, por mudas de sementes ou enxertia. Esta última é a mais recomendada porque a produção se dá aos 5 anos enquanto que as de semente produz aos 8 e 10 anos.

ESTAQUIAS: corta-se um galho da grossura de um pulso, com 80 cm de comprimento.Na parte inferior faz-se uma lasca em cruz, com 15 a 20 cm de profundidade; depois aponta-se essa parte. Feito isto, a parte afiada deve ser colocada na terra e cravada com uma marreta, aprofundando-se porcerca de 40 cm, até remanchar a parte superior. Nesta parte, amarra-se um papelão com matéria orgânica ou barro, fazendo a seguir uma proteção em forma de cabeça. As regras devem ser feitas duas vezes por semana, até brotar. Por volta do segundo ela florescerá. Quando os brotos estiverem bem crescidos, fazer uma poda.

PREPARO DO SOLO: aração e gradeação bem feitas, covas de 50x50 cm. O espaçamento dependerá   da variedade, ou seja: para as de porte médio, 6x6 metros e para as de grande porte 10x10 metros.

ADUBAÇÂO: a Jabuticabeira prefere adubos orgânicos: as covas recebem 20 litros de matéria orgânica ou compostagem com cerca de 200 g de nitrocálcio ou sulfato de amônia, 200g de farinha de osso, 100 g de super fosfato e 100 g de cloreto de potássio recomendando-se as culturas consorciadas, sendo as mais indicadas às leguminosas de pequeno porte. Os espaços em torno das árvores devem ser limpos. O feijão, o amendoim e a soja são as mais indicadas para a consorciação. No caso das Jabuticabeiras adultas, a adubação indicada é o esterco bovino ou cama de galinha, bem curtidos na proporção de 10 a 20 litros por pé; de 3 a 6 kg de algodão, farelo de mamona ou farinha de sangue e de 1 a 3 kg de farinha de osso.

PRAGAS E DOENÇAS: o inimigo mais perigoso da jabuticabeira é o pulgão ceroso                                (Capulina Jaboticabae). Quando o ataque ocorrer, os ramos devem ser raspados e pincelados com calda sulfocálcica.      
                                                                                                                                                   
COLHEITA: geralmente produz uma vez por ano, a partir de outubro, mas , com irrigação constante, ela    pode produzir mais de uma vez. Cresce lentamente, mas quando começa, produz muito, chegando a dar de 40 a 80 caixas de 40 litros cada.

COMPOSIÇÃO:

Estão presentes na polpa da jabuticaba: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e peonidina, alé de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul arroxeada da jabuticaba.

POR 100 G:

Calorias..................................43
   Proteínas................................01 g
      Cálcio.....................................13 mg
      Fósforo....................................14 mg
       Ferro.......................................1,9 mg
        Vitamina B1 ..........................0,06 mg
        Vitamina B2...........................0,16 mg
     Vitamina C.............................12 mg

USOS:

Ornamental, a planta se presta ao paisagismo, além de atrair a avifauna.

USOS MEDICINAIS:  A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para asma.

 SUCO: O suco extraído da jabuticaba é culturalmente chamado em Minas Gerais de "Jabuticabada",          nome que já se espalhou por todo o Brasil. A famosa jabuticabada era usada por muitas tribos indígenas para alimentar principalmente gestantes, por ser rica em ferro.


                  CULTIVO EM PEQUENA ESCALA:

O cultivo de enxertos é mais simples que desde a semente. Plantas enxertadas requerem manutenção cuidadosa e vivem menos tempo, embora produzam mais jovens.
A taxa de germinação das sementes de jabuticaba é baixa. A planta jovem precisa ser mantida em ambiente semi-sombreado nos primeiros meses de vida.
è preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos. Entre-safras é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um fruto na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita.
Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.

VEJA RECEITAS NA PÁGINA DE GASTRONOMIA


CURIOSIDADES:

Antigamente era comum o "aluguel" de pés de jabuticaba nos quintais da cidade. Com o tempo, algumas pessoas passaram a agir de forma inadequada danificando a árvore com a quebra de galhos, jogando a fruta no chão e outras atitudes inconvenientes. Devido a este fato, muitas famílias foram deixando de alugar os pés e hoje poucas são as que utilizam este artifício para melhorar seu orçamento doméstico, preferindo proteger a jabuticabeira, conforme dizem.

O Festival da Jabuticaba de Sabará foi criado com o objetivo de resgatar não somente a tradição de Sabará como "terra da Jabuticaba". Resgata também receitas de vinhos, licores, geléias e outros derivados que vieram passando de geração em geração, enriquecendo a mesa de tradicionais famílias. Os produtores contam hoje com uma estrutura de barracas rústicas, instaladas na Praça de Esportes, facilitando a exposição e comercialização dos produtos. O evento tem entrada franca e ao todo são 22 barracas comercializando desde a fruta até seus derivados (vinhos, licores, geléias, picolés, chu´-chup, tortas, recheios diversos, bolos, sorvetes, caipijabuticaba etc), não faltando barracas comercializando bebidas e salgados e também pratos típicos. Uma Comissão Julgadora integrada por professores de Arte Culinária estará escolhendo o melhor licor e a melhor geléia doce do festival.

Segundo os organizadores, uma das grandes dificuldades para programar o festival da jabuticaba está em definir a época de maior produção da fruta. Segundo eless, a primeira produção é geralmente utilizada pelas doceiras tradicionais na elaboração dos derivados, principalmente as balas, compotas e geléias já que os vinhos e licores de melhor qualidade demandam um prazo de no mínimo um ano para se apurar. De acordo com a variação climática com atrasos nas chuvas, queda ou elevação acentuada do calor, ventos fortes, influenciam de forma drástica a produção, razão pela qual torna-se difícil definir a data do Festival da Jabuticaba com grande antecedência. Uma sugestão que se faz aos visitantes para a aquisição da fruta é provar antes de adquirir e procurar saber sua procedência. Com relação ao preço o que é sugerido é a pequisa .