segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Por que defender Sabará ?
A cidade nasceu do ouro, farto em seus rios e minas, responsável pela gloriosa saga dos bandeirantes e da emergente sociedade mineira. O metal amarelo motivou guerras, movimentou paixões, alimentou intrigas e vaidades. Sabará é um retrato fiel de um dos períodos mais fascinantes da história do Brasil. Localizada em um majestoso vale, no encontro do rio das Velhas com o rio Sabará, a cidade desperta o interesse de turistas e estudiosos do barroco. Nela é possível perceber as várias fases experimentadas por este movimento artístico, que encontrou em Minas sua mais pura e autêntica tradução. Todo este acervo se encontra muito bem preservado, dando uma idéia precisa da transformação acarretada pela descoberta do ouro. Sabará tem tudo para se firmar como grande atração turística, pelos aspectos culturais, pela beleza de suas paisagens e sua arquitetura barroca.
Terra da jabuticaba, do Ora-pro-nobis, da Cachaça, do festival da Banana, do Kaquende de água nascente, dos restaurantes aconchegantes que abusam da boa gastronomia,dos butecos e festivais de comida de buteco, do encontro de bandas, serestas, artesanato, das montanhas e vales, da hematita(pedra), do mármore rosa, do folclore, da Semana Santa, das Igrejas, das obras de Aleijadinho, da contagem do ouro, dos Bandeirantes, das batalhas, dos seus rios, dos escravos, das ruas em pé de moleque, tombada pelo patrimônio histórico, das Sinhá moças, do Teatro Elizabetano, dos rodeios, da arte e da culinária ,...e é claro do seu famoso Carnaval !
Terra boa! Gente boa! Tradições! Histórias e estórias!
Iniciou-se seu povoamento por meios de 1675, e em 17 de Julho de 1711, o Arraía da Barra do Sabará foi elevado a Villa Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará. Foi um dos núcleos de mineração da Província que mais Ouro encaminhou à Coroa Portuguesa. Seus rios e lavras eram ricas do seu precioso metal, onde a garimpagem era feita por milhares de escravos. De tão intensa, o governo Português, fez-se instalar a Casa da Intendência, hoje, Museu do Ouro, para a cobrança do quinto,ou seja, a quinta parte era destinada a coroa Portuguesa. Com as instalação da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (Matriz), iniciou-se o Ciclo do Ferro. Conhecida desde o inicio da Colonização, Sabará é um lugar muito bonito que vale a pena ser conhecido e seus mistérios e segredos desvendados.
Com seus hotéis e pousadas, recantos, cachoeiras e trilhas, águas nascentes, já possui um espaço para um mega-evento, na Fazenda Sobradinho, onde no dia 23 de outubro de 2010, as duas maiores companhias de música eletrônica, a FLOWERS e a ENIGMA, realizarão um mega evento.
Por ser tão perto de Belo Horizonte ,às vezes ,as pessoas não valorizam e não conhecem o que se tem aqui. Uma cidade que já faz parte de vários programas de SUSTENTABILIDADE, de várias indústrias, comércio variado e que faz parte do colar de Belo Horizonte.
Diz a lenda, que quem bebe da água do Chafariz do Kaquende, sempre volta. E você, já bebeu dessa água?
Sabará vale a pena! Por que não defender ?
Referência: Portal Sabará www.sabará.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário